Páginas


E aí gostou! Então faça parte da minha rede de amigos você também!

Translate

13 de setembro de 2016

Mini Jardim

Oi pessoal!
E aí você mora em apartamento? Tem vontade de ter alguma planta mas acha muito trabalhoso cuidar, colocar água, e tal?
Então eu vos apresento as suculentas!
Elas são perfeitas (pelo menos para mim que esqueço de colocar água!)

"Originárias, em sua maioria, de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas temperaturas, elas desenvolveram características especiais para que pudessem se adaptar, como coberturas (que às vezes lembram “pêlos”, outras vezes lembram uma cera) capazes de prevenir contra a perda de água.  Essa capacidade de armazenar água nas suas estruturas (folhas, caules, troncos e raízes) e a grande resistência que possuem faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, quatro horas diárias de sol (no mínimo) e um bom regime de regas. Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:
As suculentas podem ser plantadas tanto em vasos plásticos como em vasos de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.
As regas devem ser cuidadosas. Uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. E não esqueça que o ideal mesmo é sempre tocar a terra: se ela estiver úmida, então tudo bem, se estiver seca, coloque um pouquinho de água. Se perceber que suas plantas estão murchando, você pode aumentar gradativamente a quantidade de água. Caso as folhas da base comecem a apodrecer, diminua.
Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças. Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, têm sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. " fonte http://www.jardinaria.com.br/blog/2010/06/especies-de-suculentas
Para montar meu mini jardim de suculentas não nem R$ 50,00. O material foi um vaso do formato que você quiser, argila expandida, manta de drenagem, terra, suculentas diversas, pedrinhas, um sapinho (que emprestei da sogra, rsrs) ou outro bichinho, mas não é necessário se você não quiser.
No fundo do vaso coloque a argila expandida, em seguida a manta de drenagem e por último a terra. Depois distribua suas plantinhas, pedras e materiais decorativos conforme seu gosto. Lembre-se de definir onde será a frente de seu pequeno jardim e trabalhe fazendo sua montagem.



 O meu ficou assim depois de pronto!
Eu usei a argila expandida (que são essas bolinhas avermelhadas) também em cima, como se fossem pedras.
Amei meu jardim! 
Faz o seu e me mostra!
Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio! Sua opinião é muito importante para mim! Deixe seu comentário e endereço de blog para eu retribuir a visita!
Ah! E aceitamos encomendas!
Beijos
Rô Garbuio